Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 16 de Abril de 2019 às 09:52. Visualizações: 13.855. Imprimir
Trilha da Leitura realiza nesta quarta o “1º Dia L Municipal de 2019”

Em comemoração ao “Dia do livro infantil” e do “Dia de Monteiro Lobato”, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realiza nesta quarta-feira, 17 de abril, o “1º Dia L Municipal de 2019”, que tem como tema “Na Trilha da Paz” e visa incentivar à leitura nas instituições educacionais e em toda a cidade.

Durante todo o dia, a turma da leitura estará no Parque Municipal Mílton Prates com atividades de incentivo à leitura, como Blitz da leitura, História no Parque, sorteio de livros e dinâmicas de incentivo à leitura, com a presença dos alunos dos CEMEI’s Alegria de Viver, Madre Paula Elizabeth e São Judas; e das escolas Celestino Pereira Salgado, Geraldo Pereira de Souza e Profª. Maria de Lourdes Pinheiro.

Nas escolas e CEMEI's

Para as atividades nas unidades de ensino, o Trilha da Leitura oferece as seguintes orientações: 

1- Ornamentação da escola com frases, trechos de livros, títulos, autores; divulgação de livros da biblioteca; todos os professores iniciarão sua aula com uma história ou trecho de um livro relacionado ao tema.

2- Promoção de momentos específicos para que os alunos leiam; utilização de cantinhos de leitura; música ambiente; momentos de debates e contação de histórias com pais, alunos, pessoas mais experientes da comunidade (nas salas e/ou no pátio da escola); utilização de vídeos com teatros do Trilha da Leitura (Sentido da Páscoa; As Aventuras de Leiturinha na Trilha da Leitura) disponibilizados em DVD para as escolas e na página do projeto no blog, Facebook, Youtube e Educamoc.

3- Confecção e distribuição de marca-página aos presentes; gincana para arrecadar livros para a escola.

4- Distribuição de histórias e textos sobre os temas de trabalho, em folhas para alunos e pais, incentivando a leitura em família e informando que esta é uma atividade integrada ao Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura.

Texto: Trilha da Leitura e Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
Coordenadoria de Educação Inclusiva realiza formação continuada para profissionais de apoio
Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais realiza “Formação para professores alfabetizadores... 
Designação 2019: SME convoca profissionais para a função de Supervisor Pedagógico da Educação nesta terça 16
Trilha da Leitura apresenta “Cadê o cerrado que tava aqui?” no Projeto Aquarela