Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 20 de Abril de 2016 Imprimir
SME promove Curso de Formação em Deficiência Física

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva (CEI), promoveu na terça-feira, 19 de abril, a abertura do “Curso de Formação em Deficiência Física” para professores, supervisores e auxiliares de docência das escolas do Sistema Municipal de Ensino.

O curso, na modalidade EaD (Educação a Distância), visa oferecer subsídios que objetivam capacitar os profissionais de educação para melhor atender os alunos que necessitam de cuidados especiais, de forma a garantir o acesso e a permanência dos mesmos no espaço escolar regular.

Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva da SME, Edite de Jesus Pereira da Silva, desde que assumiram a Coordenadoria a equipe tem se preocupado com a formação continuada dos servidores quanto ao aprimoramento das práticas pedagógicas no intuito de adequá-las as necessidades individuais dos alunos. “Dado a demanda e a dificuldade de promover cursos presenciais, utilizaremos a educação a distância e a nossa equipe, que está bem preparada, para fomentar esses cursos na modalidade a distância ou semipresencial”, explica a coordenadora.

O evento

O evento, que também contou com a presença da secretária municipal de educação, Sueli Nobre, de representantes da SME e tutores de cursos de educação inclusiva, foi aberto com a palestra “Deficiência Física: Desafios e possibilidades” ministrada pelo vereador Valcir Soares Silva (Valcir da Ademoc). Na sequência, foi apresentada o cronograma de atividades, os módulos e plataforma do curso, que é acessada através do site Educamoc (Confira aqui).

De acordo com a professora do Cemei Dona Ivone Silveira, Joanice Soares, esse curso é de “extrema importância e irá contribuir de maneira fundamental em seu trabalho”. Trabalho há 2 anos com crianças com deficiência físico motora, acredito que com esse curso, que conta com uma equipe totalmente preparada, conseguiremos atender melhor às necessidades de nossos alunos”.

Participante do curso de Transtorno do Espectro Autismo (TEA), também promovido pela CEI, a auxiliar de docência do Cemei Dona Ivone Silveira, Cássia Ribeiro, disse que essa, “é mais uma excelente oportunidade de se capacitar para atender de forma mais adequado os alunos com deficiências físicas”.

Leia também:

“Atenção às Diferenças, com Foco na Educação Inclusiva” é tema de reunião pedagógica promovida pela SME

Peça teatral “A Trilha da Leitura no combate ao Aedes aegypti” é apresentada no Cemei Aninha Ribeiro

Cemei O Nosso Lar realiza abertura do projeto “Viagem da Fantasia na Trilha da Leitura”

Dia do Livro e a Trilha da Leitura