Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 14 de Dezembro de 2016 Imprimir
Sistema Municipal encerra ano letivo com muitos motivos para comemorar

Daniel Moraes (ASCOMPMMC)

Chegou ao fim nesta sexta-feira, 9 de dezembro, mais um ano letivo para os cerca de 35 mil alunos do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, tanto da área urbana quanto da zona rural.

Para a secretária municipal de Educação, Sueli dos Reis Nobre Ferreira, o encerramento do ano letivo de 2016 encerra também um ciclo positivo para o ensino público na cidade. Afinal, nos últimos anos, diversas melhorias foram implantadas na rede municipal da cidade, refletindo em uma maior qualidade na educação recebida pelos alunos.

Entre as melhorias, Sueli elenca algumas como sendo as principais: Escola em Tempo Integral (oferecendo reforço escolar e atividades esportivas e culturais no contraturno para cerca de 10 mil alunos do Ensino Fundamental); uniforme, material escolar e livros didáticos gratuitos, para todos os alunos; merenda escolar de qualidade, inclusive com produtos adquiridos da agricultura familiar; transporte escolar para alunos da área urbana e da zona rural, com a aquisição de 30 novos veículos.

Os diversos investimentos se refletiram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade do ensino no país com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar. Em 2015, o índice atingido pela rede municipal de Montes Claros (referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental) chegou a 5.9, indicando um crescimento de 0.5 em relação à 2013 (5.4) e superando a meta estabelecida para 2015 (5.6) em 0.3.

Em relação aos anos finais, a avaliação do Ideb deu nota 4.9 para a rede municipal, um crescimento de 0.6 em relação ao ano de 2013 (4.3). Além disso, das 31 escolas dos anos iniciais da rede municipal, 30 apresentaram evolução na nota do Ideb. Situação parecida aconteceu com as escolas dos anos finais, com nada menos que 20 das 21 escolas da rede crescendo entre as duas avaliações.

Foto: Farley Henrique

Leia também:

Com apresentação artística cultural, Cemei do Cintra encerra projeto “Bichos, Bichinhos, Bichões: o Mundo Colorido dos Animais”

“A Fantástica Aquarela da Vida” no Cemei Cintra

Projeto “Boneca Luanna” na Sônia Quadros

Escola Municipal Professora Sonia Quadros...