Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 02 de Dezembro de 2016 Imprimir
Seminário de Práticas Inclusivas: Evento promove troca de experiências entre gestores educacionais sobre iniciativas de inclusão bem sucedidas

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva (CEI), realizou, nos dias 29 e 30 de novembro, no Auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Publica (RISP), um "Seminário de Práticas Inclusivas", que teve como objetivo dar visibilidade às iniciativas bem sucedidas no âmbito da Educação Inclusiva nas unidades de ensino e promover a troca de experiências entre os gestores (diretores e supervisores) do município, na implementação das políticas públicas educacionais de inclusão.

Na oportunidade os gestores, focados na realidade de suas escolas, apresentaram a organização e o desenvolvimentos de ações voltadas para inclusão em suas instituições, com base no roteiro elaborado pela CEI, que norteia o cumprimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) na escola, o mapeamento dos alunos e suas especificidades, o quantitativo de profissionais de apoio (auxiliares de docência de acompanhamento, intérpretes de Libras e professores de Atendimento Educacional Especializado - AEE), a promoção de ações que visam sensibilizar toda a comunidade escolar e incentivar os alunos a participarem de todas as atividades na unidade de ensino e, o acompanhamento da participação dos educadores nos cursos de Formação Continuada ofertados pelo município. Além da contextualização do AEE nas unidades de ensino que possuem sala de recursos multifuncionais (SRMs).

“O evento propiciou aos gestores conhecer a realidade de outros espaços e perceber o quanto é diversa. Algumas unidades de ensino já superaram etapas que outras ainda estão em processo de superação, com relação aos desafios da inclusão. Essa troca foi muito enriquecedora para todos. E, embora os desafios sejam contínuos, podemos afirmar que avançamos muito. A inclusão acontece com o acolhimento individual de cada um de nós, mas se concretiza na soma de esforços de todos os envolvidos”, analisa a coordenadora do CEI da SME, Edite de Jesus Pereira da Silva.

Para a diretora pedagógica da SME, Heloísa Gomes Oliva, o Seminário “foi um sucesso!”. “No evento foram expostos trabalhos e apresentadas experiências que registraram as práticas realizadas na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros para garantir melhores condições de aprendizado aos estudantes com necessidades especiais”, explica a diretora.

Fotos: Mauro Fernandes

Leia também:

Coordenadoria de Educação Inclusiva promove "Seminário de Práticas Inclusivas"

Cemei Mundo da Criança apresenta “A Fantástica Aquarela da Vida no Reino Animal”

Cemei Aninha Ribeiro realiza Mostra de Dança com tema “A Fantástica Aquarela da Vida dos Animais”

Programa Forças do Esporte realiza formatura em Montes Claros